< Conheça o DOSBox Emulator >

http://dosbox.sourceforge.net

 

Introdução:

Se você já tentou rodar antigos jogos do DOS no Windows 2000 ou XP com certeza já teve algum problema como a velocidade do jogo ficar muito alta (ou muito baixa em alguns casos), o som ficar ruim, ou simplesmente nada funcionar. Isso acontece principalmente porque todos os Windows entre o 95 e o ME foram baseados no MS-DOS, e permitiam uma liberdade maior aos programas como acessar diretamente o hardware. Já o Windows 2000 e XP são baseados no Windows NT que foi desenvolvido para ser um servidor e por isso ele tende a ser um pouco mais seguro (mas mesmo assim têm os seus problemas de segurança) mas por isso ele não dá tanta liberdade para os programas como o DOS. Uma solução interessante é usar o DOSBox, ele é um emulador de DOS para PC, e possui versões para Windows e Linux. Ao contrário dos outros emuladores como o DOSEmu, Virtual PC e o Bochs, o DOSBox não precisa de uma imagem do DOS para funcionar, e é muito mais fácil de ser configurado. Ele emula um PC com processador 286 e 386 (somente no modo real) o que garante que os programas funcionem na sua velocidade correta. O problema é que o DOSBox não emula o modo protegido do 386, por isso a maioria dos jogos mais recentes (depois de 1992) não funcionam, como por exemplo o Doom, Duken Nuken. Uma coisa interessante é que ele emula algumas placas de som antigas como Tandy, Adlib e SoundBlaster. O resultado é que os jogos que usam estas placas e que normalmente ficariam sem som ou usariam o PC-Speaker, passam a usar a sua placa de som, fica muito melhor. As placas de vídeo emuladas são CGA, EGA e VGA, a placa Hercules será incluída futuramente. O DOSBox possui um interpretador de comandos próprio, mas são poucos os comandos do DOS que foram implementados, mas isso não chega a fazer muita falta, para rodar os jogos não é preciso escrever muitos comandos, mas eles são úteis quando é preciso executar algum arquivo de lote (.bat). Para ver uma lista com todos os comandos e as suas funções digite help.

DOSBox 0.63 rodando no Windows XP

Instalando:

Pegue na página oficial do programa: http://dosbox.sourceforge.net a versão mais nova, e depois basta criar um diretório e descompactar o arquivo.

 

Usando:

Existem várias maneiras de iniciar o DOSBox, o modo mais fácil de iniciar um jogo é arrastar o ícone do jogo e soltar em cima do ícone do DOSBox, e ele vai iniciar não é preciso fazer mais nada. Outra maneira é digitar dosbox nome_do_jogo, onde o nome_do_jogo é o completo para chegar ao jogo, juntamente cm o nome do jogo. Aparerá uma tela do DOS, você deve digitar novamente o nome do jogo. Se a janela do DOSBox estiver muito pequena pressione, já que normalmente estes jogos usam resoluções muito baixas, basta pressionar ao mesmo tempo <alt> e <enter> para o DOSBox usar toda a tela.

 

Teste:

O teste foi feito num Athlon de 1,2 GHz, com 256 Mb de memória ram, placa de som Sound Blaster PCI e a placa de vídeo é uma Geforce 2 MX200 com 64 Mb. O sistema operacional utizado no teste foi o Windows XP Professional em português. Um detalhe é que a placa de som é plug and play, e por isso não funciona muito bem em programas do DOS. A versão utilizada do DosBox foi a mais recente disponível a 0.55. Os jogos foram escolhidos com os seguintes critérios: eles devem ter pelo menos 10 anos, ter sido muito popular, e também eu tenho que ter o jogo (é claro). Quem usou um PC XT com certeza já jogou Test Drive, é um jogo bem antigo, foi lançado em 1987, mas fez bastante sucesso. Você deve dirigir pelas ruas o mais rápido possível evitando os outros carros e a polícia, o legal são os carros que você pode dirigir: Ferrari Testarosa, Porsche 911 Turbo, Lotus Turbo Esprit, Lamborghini Countach, Chevy Corvette. Confesso que eu ainda estou acostumado em jogar o Test Drive num monitor de fósforo verde, ainda estranho em ver o jogo colorido. No Windows XP não foi possível jogar nos modos CGA, Hercules e EGA (com 4 cores). Mas felizmente o modo EGA com 16 cores funcionou, apesar do Windows avisar que o jogo estava tentando acessar o disco, basta ignorar que o jogo funciona normalmente. Já o DOSBox não conseguiu carregar o jogo, e acabou travando. O Stunts é um jogo de corrida diferente, pois você dirige o carro numa pista com obstáculos como rampas, loopings e curvas inclinadas. Estão disponíveis vários carros, desde Jeeps até mesmo um fórmula Indy, e eles respondem de maneira bem "real" o comportamento dos carros. Ele funciona bem no Windows XP, o único problema é não conseguiu usar a placa de som e passou a usar o PC-Speaker, e por isso o som fica bem irritante. Já no DOSBox o jogo funcionou muito bem, inclusive o som, pois o Stunts usa a placa de som AdLib que é emulada pelo DOSBox. O Prince of Pérsia funciona perfeitamente no Windows XP, mas o jogo usa o PC-Speaker. Quanto no DOSBox ele inicia o jogo mas depois não funciona, aparentemente ele não consegue ler o teclado. Mas o som do jogo fica muito melhor, pois ele consegue usar a placa de som, quem sabe na próxima versão ele já não esteja jogável? O Out of this world foi lançado em 1991, e apesar de ser um jogo 2D ele usava gráficos poligonais, o que garantia ao jogo uma animação muito melhor do que os outros jogos da época. Mas infelizmente no Windows XP ele ficou absurdamente lento, sem nenhuma condição de jogar. E pensar que eu jogava muito este jogo num 486 e rodava perfeitamente. Já o DOSBox se saiu muito bem, conseguiu rodar o jogo com perfeição, a velocidade, os gráficos e o som ficaram excelentes.

 

Conclusão:

Se você gosta de jogos antigos, sem dúvida que o DOSBox é um bom programa pois ele consegue rodar muito bem vários jogos, é muito fácil de configurar e de usar. O ponto negativo é que ele ainda não consegue rodar muitos jogos mas como ele está em desenvolvimento quase todo o mês sai uma nova versão, então se aquele tal jogo que você gosta não funcionar, tenha um pouco de paciência, quem sabe ele não funciona na próxima versão?

 

Download:

<DOSBox 0.60> http://dosbox.sourceforge.net
<DOSBox 0.61> http://dosbox.sourceforge.net
<DOSBox 0.62> http://dosbox.sourceforge.net
<DOSBox 0.63> http://dosbox.sourceforge.net